Blog do projeto Formação continuada de professores de língua inglesa em Sergipe a partir das teorias dos Novos Letramentos (DLES/UFS - processo CNPq 401394/2010-7).
Antecipando a discussão da próxima semana, gostaria de propor a seguinte reflexão: como o ensino comunicativo supre as lacunas do ensino gramatical? Podemos fazer alguma relação entre ensino comunicativo e letramento crítico?
Sou seguidor do ensino comunicativo e acredito que os Novos Letramentos tem estreita relação com essa modalidade de ensino porque nela eu procuro estimular a opinião do aprendente seja a favor ou divergente ao assunto visto no texto. No ensino gramatical eu não faço essa relação. Acredito que essa modalidade de ensino centra-se na regra da língua. No ensino comunicativo explora-se as duas modalidades: a regra e a fluência da oralidade.
Sou seguidor do ensino comunicativo e acredito que os Novos Letramentos tem estreita relação com essa modalidade de ensino porque nela eu procuro estimular a opinião do aprendente seja a favor ou divergente ao assunto visto no texto. No ensino gramatical eu não faço essa relação. Acredito que essa modalidade de ensino centra-se na regra da língua. No ensino comunicativo explora-se as duas modalidades: a regra e a fluência da oralidade.
ReplyDelete