Friday 29 April 2011

Texto Generation Gap - Sugestão de atividade

Segue abaixo minha proposta de Letramento Crítico para o texto Generation Gap:
- Após a discussão sobre as queixas dos alunos em relação aos adultos e do trabalho de entendimento do texto e reconhecimento das estruturas gramaticais, o professor solicita que os alunos verifiquem quais são as semelhanças e diferrenças entre suas queixas e as dos jovens que estão retratados no texto e os estimula a questionarem que jovens não estão presentes no texto.
-Em seguida, o prof. propõe a leitura do Estatudo da Criança e do Adolescente e pergunta se os alunos tem esses direitos garantidos. Então, o prof. questiona quais seriam seus deveres.
- Após a discussão, os alunos elaboram (em inglês) cartazes sobre as regras de convivência na sala de aula. Para isto, o prof. intoduz alguns verbos modais (can, can't, should, shouldn't, have to/ don't have to).

5 comments:

  1. Muito interessante a atividade! Socializarei a minha também!
    Após a leitura e discussões fico o tempo todo procurando encontrar a melhor forma de trabalhar o letramento crítico! É uma loucura... vão surgindo muitas ideias!

    ReplyDelete
  2. Fazer um trabalho de Letramento Crítico com o texto Generation Gap seria seguido por mim da mesma maneira que a Professora Jane. Faria o Before Reading com uma pequena diferença: eu não solicitaria dos alunos a leitura dos Direitos, mas sim os Deveres porque no atual momento os alunos estão abusando dos direitos e esquecem dos Deveres. Faria o Reading e o After Reading com os mesmos passos. Parabéns a Jane pela atividade para este texto.

    ReplyDelete
  3. Achei interessante a atividade proposta pela colega Jane, resolvi fazer com minha turma do 9º ano e foi bem proveitoso, pois foi uma oportunidade de os alunos conhecerem o ECA(até então desconhecido por eles). Outro ponto positivo foi a confecção dos cartazes, pois fizeram com que eles aprendessem, de maneira lúdica, algumas frases em inglês. Abçs.

    ReplyDelete
  4. That's good news, Waleska.
    Sérgio, no dia em que Jane apresentou essa atividade ao grupo, surgiu essa discussão sobre os direitos e deveres. Foi dito inclusive que os alunos já estão sobrecarregados de deveres, relativizando o trabalho com o ECA.

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete