Blog do projeto Formação continuada de professores de língua inglesa em Sergipe a partir das teorias dos Novos Letramentos (DLES/UFS - processo CNPq 401394/2010-7).
Eis o vídeo da Dove Evolution. Em que gênero(s) poderíamos enquadrá-lo?
Vejam também a homepage da campanha e um quizz para saber até que ponto vocês se deixam influenciar pela mídia ("girls only").
Tudo isso acentua ainda mais a ideia de que a mídia ao usar todo seu poder em defesa e a serviço da sociedade capitalista acaba passando uma ideia estereotipada entre o real e o ideal!
Campanhas dessa natureza, mesmo que se mostrando 'preocupadas' com o bem-estar das pessoas, continuam cumprindo com o maior objetivo do gênero propaganda: o de convencer a consumir o produto alvo. A Dove vem fazendo uso de estratégia bastante interessante que precisa ser bem interpretada para que o consumidor não caia na teia da 'inocência' e acabe comprando seus produtos por razões que não sejam legítimas. A empresa tem enviado pelo menos dois tipos de mensagem: "a de que todo mundo tem sua própria beleza e a Dove reconhece e respeita isso". A outra, no entanto, que não fica tão explícita assim e que merece mais atenção por parte do consumidor: 'continuem comprando nossos produtos, pois somos uma 'empresa legal'". O que acham disso?
Tudo isso acentua ainda mais a ideia de que a mídia ao usar todo seu poder em defesa e a serviço da sociedade capitalista acaba passando uma ideia estereotipada entre o real e o ideal!
ReplyDeleteThis comment has been removed by the author.
ReplyDeleteCampanhas dessa natureza, mesmo que se mostrando 'preocupadas' com o bem-estar das pessoas, continuam cumprindo com o maior objetivo do gênero propaganda: o de convencer a consumir o produto alvo. A Dove vem fazendo uso de estratégia bastante interessante que precisa ser bem interpretada para que o consumidor não caia na teia da 'inocência' e acabe comprando seus produtos por razões que não sejam legítimas. A empresa tem enviado pelo menos dois tipos de mensagem: "a de que todo mundo tem sua própria beleza e a Dove reconhece e respeita isso". A outra, no entanto, que não fica tão explícita assim e que merece mais atenção por parte do consumidor: 'continuem comprando nossos produtos, pois somos uma 'empresa legal'". O que acham disso?
ReplyDeleteAMália