AS NOVAS TEORIAS NÃO SE LIMITAM NA PALAVRA ORAL OU ESCRITA, MAS ENVOLVE FORMAS DE EXPRESSÃO COMO VISUAL, A SONORA E A DIGITAL. POIS O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEVE SUPRIR AS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ALUNOS. DENTRO DESSES PARADIGMAS NA COMUNICAÇÃO, A DIVERSIDADE NÃO CONSTITUI EMPECÍLHO, MAS É UM RECURSO PARA UMA SOCIEDADE QUE BUSCA SER PLURAL E IGUALITÁRIA. ESSE ALUNO DE MIL ROSTOS DEVE SABER AGIR E TRANSFORMAR A REALIDADE E PERCEBER QUE OS INDIVÍDUOS DIFERENTES SERÃO SEU PARCEIRO NA CONTRIBUIÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, PLURAL E FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE NO PROCESSO EDUCATIVO. O NÍVEL DE LETRAMENTO É DETERMINADO PELA VARIEDADE DE GÊNEROS DE TEXTOS ESCRITOS QUE OS DISCENTES RECONHECEM E MUITOS SÃO OS FATORES QUE INTEFEREM NA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA. LÊ O QUE ESTÁ ESCRITO, MAS NÃO CONSEGUIR COMPREENDER, INTERPRETAR O QUE LEU ISSO FAZ DESTE INDIVÍDUO, ALGUÉM COM MUITAS LIMITAÇÕES. POIS O ATO DE ESTUDAR, ENQUANTO ATO CURIOSO DE SUJEITO DIANTE DO MUNDO É EXPRESSÃO DOS SERES HUMANOS, COMO SERES SOCIAIS, HISTÓRICOS, FAZEDORES, TRANSFORMADORES, ATUANTES E AUTONÔMO DE FORMA SIGNIFICATIVA E CRÍTICA NA SOCIEDADE.
Blog do projeto Formação continuada de professores de língua inglesa em Sergipe a partir das teorias dos Novos Letramentos (DLES/UFS - processo CNPq 401394/2010-7).
Wednesday 31 August 2011
LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
AS NOVAS TEORIAS NÃO SE LIMITAM NA PALAVRA ORAL OU ESCRITA, MAS ENVOLVE FORMAS DE EXPRESSÃO COMO VISUAL, A SONORA E A DIGITAL. POIS O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEVE SUPRIR AS NECESSIDADES E INTERESSES DOS ALUNOS. DENTRO DESSES PARADIGMAS NA COMUNICAÇÃO, A DIVERSIDADE NÃO CONSTITUI EMPECÍLHO, MAS É UM RECURSO PARA UMA SOCIEDADE QUE BUSCA SER PLURAL E IGUALITÁRIA. ESSE ALUNO DE MIL ROSTOS DEVE SABER AGIR E TRANSFORMAR A REALIDADE E PERCEBER QUE OS INDIVÍDUOS DIFERENTES SERÃO SEU PARCEIRO NA CONTRIBUIÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, PLURAL E FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE NO PROCESSO EDUCATIVO. O NÍVEL DE LETRAMENTO É DETERMINADO PELA VARIEDADE DE GÊNEROS DE TEXTOS ESCRITOS QUE OS DISCENTES RECONHECEM E MUITOS SÃO OS FATORES QUE INTEFEREM NA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA. LÊ O QUE ESTÁ ESCRITO, MAS NÃO CONSEGUIR COMPREENDER, INTERPRETAR O QUE LEU ISSO FAZ DESTE INDIVÍDUO, ALGUÉM COM MUITAS LIMITAÇÕES. POIS O ATO DE ESTUDAR, ENQUANTO ATO CURIOSO DE SUJEITO DIANTE DO MUNDO É EXPRESSÃO DOS SERES HUMANOS, COMO SERES SOCIAIS, HISTÓRICOS, FAZEDORES, TRANSFORMADORES, ATUANTES E AUTONÔMO DE FORMA SIGNIFICATIVA E CRÍTICA NA SOCIEDADE.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment