Saturday 12 November 2011

Ensino crítico

6 comments:

  1. Olá, Vanderlei e colegas!
    Acho que podemos ter um olhar crítico em relação a qualquer texto, porém um texto com tema polêmico, às vezes, pode despertar mais facilmente o interesse do aluno.

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  2. Partindo do letramento crítico, qualquer texto pode ser trabalhado, sendo que para essa prática textos originais são mais recomendados, visto que tratam de situações reais da vida, o que dá margem para discussão levando em consideração a realidade e contexto dos alunos para se chegar a opinião destes e a uma possível reflexão.Bem como assuntos ditos como polêmicos estão mais próximos do trabalho com a cidadania. Como traz Rojo(2004) em seu artigo 'Letramento e capacidades de leitura para a cidadania'(link: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf):
    "Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação,
    interação) [...]
    *Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos: Mas também discutimos com o texto: discordamos, concordamos, criticamos suas posições e ideologias. Avaliamos os valores colocados em circulação pelo texto e destes, são
    especialmente importantes para a cidadania, os valores éticos e políticos. Esta capacidade é que leva a uma réplica crítica a posições assumidas pelo autor no texto. " (ROJO, 2004, p.7)

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  3. Sim, hoje entendo que qualquer texto pode dar margem a interpretações críticas da realidade e, como bem disse a Márcia, textos autênticos devem ser trabalhamos, aí incluídos, certamente: vídeos, imagens, diferentes gêneros textuais etc.

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  4. Até pouco tempo, principalmente, antes de saber o que a teoria dos Novos Letramentos vem propondo, eu imaginava que temas polêmicos fossem, de fato, os únicos que nós poderíamos obter uma maior rendimento em termos de discussão.
    Contudo, hoje, reafirmando os três comentários acima, acredito que qualquer texto (seja escrito, oral, visual) pode ter sua carga de discussão, abordando, dentre diversas coisas, uma criticidade sobre o mesmo. Até mesmo porque o que não pode ser polêmico para mim pode ser para o outro, e valorizar temas diversos é, também, uma forma de dar importância àquilo que todos consideram que seja polêmico e/ou importante. Faz valorizar e suscitar, também, as opiniões e experiências de cada um.

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  5. O termo crítico, na visão de alguns, sempre sugere uma ideia "do contra". Quando comecei a trabalhar com um grupo de professores a ideia de trabalharmos juntamente com os nossos alunos dentro de uma abordagem crítica e reflexiva, está foi ideia que percebi no conjunto de crenças dos professores. Então, devemos sim, incutir juntamente ao professor um trabalho voltado para a construção da criticidade. E ressaltar que ser crítico não significa necessariamente ser o do contra.
    Rodolfo Santos - UFAL

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  6. A princípio eu também achava que apenas textos polêmicos se enquadrariam para o trabalho com o letramento crítico, mas hoje já percebo q qualquer texto pode ser trabalhado, questionado, aprofundado. Assuntos que não são tão comentados podem nos fazer refletir sobre questões antes nunca imaginadas ou levantadas,que as vezes podem não parecer importantes mas que podem fazer mudar nossa visão sobre as coisas.

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