Blog do projeto Formação continuada de professores de língua inglesa em Sergipe a partir das teorias dos Novos Letramentos (DLES/UFS - processo CNPq 401394/2010-7).
Muito interessante essas atividades propostas em Cariacica! Filosofia, assim como as demais matérias, são de extrema importância para a formação do indivíduo. Uma pena que muitas escolas ofertam o ensino dessa matéria por profissionais que muitas vezes não são formados na área. O mais interessante disso tudo, em minha opinião, foi como o rumo dessas ações foram/vem sendo tomados: primeiro eles valorizaram as experiências de cada um, relacionando-as com suas indentidades; debatem sobre elas e compartilham seus conhecimentos com a comunidade, com a sociedade. Muito bom!
Os desdobramentos dessa iniciativa em Oiticica de inserir a filosofia desde as séries iniciais me fizeram pensar na força que o educador pode ter junto a seus alunos. Nosso papel é mesmo de grande relevância se efetivamente conseguirmos trazer para nossa prática pedagógica uma postura crítica, que leve nossos alunos e alunas a refletir a respeito da sociedade, começando pelo reconhecimento de suas identidades. Com isso, eles poderão, de fato, 'ver o mundo com seus próprios olhos'.
Muito interessante essas atividades propostas em Cariacica!
ReplyDeleteFilosofia, assim como as demais matérias, são de extrema importância para a formação do indivíduo. Uma pena que muitas escolas ofertam o ensino dessa matéria por profissionais que muitas vezes não são formados na área.
O mais interessante disso tudo, em minha opinião, foi como o rumo dessas ações foram/vem sendo tomados: primeiro eles valorizaram as experiências de cada um, relacionando-as com suas indentidades; debatem sobre elas e compartilham seus conhecimentos com a comunidade, com a sociedade. Muito bom!
Os desdobramentos dessa iniciativa em Oiticica de inserir a filosofia desde as séries iniciais me fizeram pensar na força que o educador pode ter junto a seus alunos. Nosso papel é mesmo de grande relevância se efetivamente conseguirmos trazer para nossa prática pedagógica uma postura crítica, que leve nossos alunos e alunas a refletir a respeito da sociedade, começando pelo reconhecimento de suas identidades. Com isso, eles poderão, de fato, 'ver o mundo com seus próprios olhos'.
ReplyDelete