Wednesday 21 December 2011

O velho dilema: ensinar letramento crítico ou língua? Ou os dois?



Este vídeo foi postado por Douglas no wiki da disciplina Metodologia de Ensino de Inglês II do curso de Letras da UFS. Refere-se a uma atividade em grupo de preparação de material e de aula para uma turma de ensino básico. O vídeo é uma espécie de auto-avaliação pós-apresentação da atividade.

3 comments:

  1. Uma provocação: o dilema é velho, mas é um falso dilema: não existe dicotomia entre "ensinar língua" e "ensinar letramento crítico". Aliás, o que é ensinar letramento crítico?

    ReplyDelete
    Replies
    1. É isso mesmo, Roberto, não ensinamos letramento crítico, a não ser que seja numa aula de metodologia, e olha lá... Mas acho que essa questão (o "dilema") remete a uma discussão colocada no início deste blog: "Ensinar para o conteúdo ou para a cidadania?" (20/02/2011 - na aba "Discussion").

      Delete
  2. O letramento crítico não exclui o ensino da língua. Ele deve permear a aula, levando os alunos a uma reflexão, discussão, confrontamento de ideias, pois a função da escola regular não é procurar formar alunos fluentes ou apenas ensinar gramática, e sim também educá-los.

    ReplyDelete